A Revista Barbante (ISSN 2238-1414), periódico especializado em ciências e literatura, publica, mensalmente, artigos científicos, resenhas, ensaios, contos, crônicas, poemas e entrevistas, inéditos no Brasil, relacionados a todas as áreas do conhecimento. Atualmente, está classificada como Qualis B-4.

 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

  1. Os textos deverão ser enviados em formato doc. ou doc.x, em arquivo Word, página tamanho A4.
  2. Os textos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,5 cm.
  3. Os textos seguem as Normas de Submissão para Autores.

 

NORMAS DE SUBMISSÃO PARA AUTORES

Pagamento de taxa: a Revista Barbante NÃO cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou de publicação.

Avaliação de trabalhos: a Revista Barbante publica todos os textos submetidos dentro dos prazos de submissão, desde que eles atendam às condições e normas de submissão.

Titulação mínima e quantidade de autores: a Revista não exige grau mínimo de escolaridade dos autores, exceto para artigos e resenhas, em que o grau mínimo exigido é o de “graduando(a)”. Recomenda-se a adequação dos textos à norma padrão da língua portuguesa. Serão aceitos até 04 (quatro) autores para cada texto submetido. Colaborações produzidas por menores de idade só serão aceitas com a devida autorização dos pais ou de algum responsável legal com declaração assinada e reconhecida em cartório.

Artigos científicos: serão aceitos artigos resultantes de pesquisas acadêmicas ou de discussão teórica atualizada. Não poderão ultrapassar o limite de 30 (trinta) páginas e deverão seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quanto ao uso de citações (diretas e indiretas), citação autor-data (ex.: Fulano de Tal, 2024, p. 01) e referências. O título do trabalho deverá estar em letras maiúsculas. Colocar o nome do(a) autor(a) alinhado à direita, além do grau de formação/escolaridade (graduado, mestre, doutor, etc.) junto à área de formação e à instituição de formação. Exemplo.: Graduando em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em nota de rodapé, inserir os demais dados do(a) autor(a): cargo ou área de atuação, área de interesse e/ou de formação, e-mail. Logo abaixo do nome do(a) autor(a), deverá constar um resumo de, no máximo, 250 (duzentos e cinquenta) palavras com 03 (três) a 05 (cinco) palavras-chave, em modalidade de língua portuguesa. Incluir logo abaixo um resumo escrito em língua inglesa. No caso de artigos escritos em língua estrangeira, incluir, também, uma versão do resumo em língua portuguesa. As seções do trabalho devem ser subdivididas com introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, resultados e discussão), considerações finais e referências. Tabelas, quadros ou ilustrações deverão estar inseridos no corpo do texto em formato legível, contendo acima o título e, abaixo, a fonte. Não numerar as páginas do documento.

Resenhas: não ultrapassar o limite de 05 (cinco) páginas. O título do trabalho deverá estar em letras maiúsculas. É OPCIONAL a inserção da capa do texto resenhado logo abaixo do título (no caso de livro resenhado). Colocar o nome do(a) autor(a) da resenha alinhado à direita, além do grau de formação/escolaridade (graduado, mestre, doutor, etc.) junto à área de formação e à instituição de formação. Exemplo.: Graduando em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em nota de rodapé, inserir os demais dados do(a) autor(a): cargo ou área de atuação, área de interesse e/ou de formação e e-mail. Deve-se respeitar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quanto ao uso de citações (diretas e indiretas), citação autor-data (ex.: Fulano de Tal, 2024, p. 01) e referências.

Ensaios: não ultrapassar o limite de 10 (dez) páginas. Serão válidas as mesmas normas para resenhas.

Contos: não ultrapassar o máximo de 03 (três) páginas.

Crônicas: não ultrapassar o máximo de 03 (três) páginas.

Poemas: para cada autor/a, somente serão publicados até 03 (três) poemas por edição. Espaçamento entre linhas: 1,0.

Entrevistas: não ultrapassar o limite de 25 (vinte e cinco) páginas. Serão válidas as mesmas normas para resenhas.

POLÍTICA EDITORIAL

  1. Todos os textos serão avaliados pelo nosso conselho editorial. Os trabalhos que não se encaixarem na proposta da revista não serão publicados, sendo seu/sua autor(a) imediatamente informado(a).
  2. O conselho editorial poderá propor correções e alterações do texto ao(à) autor(a). Em caso de não aceite, o trabalho não será ser publicado.

Natal/RN, 30 de maio de 2024.